segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Morre o criador do AK-47

Por: Willian Silva

                      Morre criador do fuzil AK-47



Mikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006
Foto: MAXIM MARMUR / AFP

Mikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006MAXIM MARMUR / AFP
MOSCOU — Morreu nesta segunda-feira o lendário criador do fuzil AK-47, Mikhail Kalashnikov que, desde 17 de novembro, estava em tratamento intensivo por problemas cardíacos no Centro Clínico Diagnóstico Republicano da Udmúrtia. Ele faleceu em sua cidade natal, Izhevsk, perto dos Montes Urais, onde a arma ainda é produzida.

O fuzil começou a ser desenvolvido pelo então engenheiro militar em plena Segunda Guerra Mundial. No fim de 1941, ele se recuperava de um ferimento recebido em batalha, e percebeu as reclamações dos soldados sobre os armamentos fornecidos pelo exército russo. Kalashnikov decidiu então criar uma arma capaz de funcionar sob quaisquer condições, durável e de baixo custo.

Dai deu-se a origem do livro sobre a arma.

Livro - Ak-47: a Arma Que Transformou a Guerra
Durante o período de guerra,copias do AK-45 chegaram ser vendidas por 100$ dolares,fato relatado no livro.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 150 milhões de fuzis deste tipo no mundo, sendo que boa parte é de cópias produzidas em outros países ligados ao antigo bloco comunista, como Albânia, Bulgária e China. Seu desenho está estampado na bandeira de Moçambique, onde foi amplamente utilizado na guerra de independência.
Fonte: O Globo  -artigo adaptado -(algumas Informações foram acrescentadas e outras anuladas para um melhor entendimento e de uma leitura dinâmica) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário