segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pais da Copa.

Por:Willian Silva
Fonte:Mellyna Reis
Do NE10/Bahia

Minha Bahia!

27378a6e4e7d2cc3665860b0c6f2193a.jpg
No vídeo, moradores apontam os crimes como o pior problema da capital baiana
Foto: CNN/reprodução

Em série de reportagens sobre as cidades-sede da Copa 2014, o canal telejornalístico norte-americano CNN apresentou Salvador como 'capital de assassinatos'. A matéria produzida pela jornalista Shasta Darlington foi exibida no último dia 20.

O vídeo começa mostrando uma abordagem policial dentro de um ônibus, perto de uma comunidade da capital baiana, onde os passageiros masculinos são separados das mulheres e revistados na busca por armas e drogas. A repórter ainda enfatiza que Salvador é um "destino turístico popular com belas praias, arquitetura colonial e um carnaval barulhento, mas que tem mostrado um lado negro recente. Nos últimos anos, uma onda de crimes tornou Salvador na capital de assassinatos".

Os moradores entrevistados na reportagem apontam os crimes como o principal problema da cidade, deixando as pessoas inseguras, principalmente por causa do tráfico de drogas. Outro que foi entrevistado pela tv norte-americana, o prefeito ACM Neto, afirma que o número de crimes está diminuindo devido à repressão do governo. 

"Estes problemas afetam os turistas? Eles acontecem em lugares onde os turistas vão? Não", responde ACM Neto, argumentando que a criminalidade está concentrada nas comunidades carentes. O prefeito ainda comenta que a realização da Copa no Brasil será positiva já que "vai permitir mostrar um outro Brasil que não normalmente é visto".

Além da criminalidade, a reportagem da CNN também destaca o transporte público como grave problema da capital baiana para a Copa do Mundo. A matéria ressalta a inatividade do metrô que começou a ser construído há mais de dez anos e não foi concluído até hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário